quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Prós e contras da informática

Não posso negar a importância dos aparelhos digitais em nossas vidas; Em pleno século XXI qualquer indivíduo tem que saber algo de informática e seus afins, por questão de sobrevivência, ou ir morar numa caverna (o q não é má idéia).
Então surgiu o Letramento Digital para compartir conhecimentos e ajudar a leigos como eu a manipular máquinas d última geração. A descoberta do novo e d tudo supostamente difícil( ás vezes impossível) mexe com as pessoas, com nossas mentes;
È necessário acompanhar o progresso; È inevitável!! Este q destrói, massifica, q globaliza e aliena, q nos "robotiza".Confesso q me amedrontam tantas máquinas, por isso estou aqui, enfrentando meu oponente : o computador. Para mim estas máquinas dissimulam uma forma de controle total.Somos mais um monte d números, a mesma senha e o e-mail q lhes convêm.O paraíso dos tecnocratas! Para q tanta tecnologia se o belo está no simples???Não são raros os momentos em q estas máquinas parecem ter livre-arbítrio! Acredito na possibilidade da raça humana se extinguir sob domínio das máquinas...Vejo o computador , esta máquina q também fascina , como mais um “mal necessário”!!!O digital ñ é aquele q só pode assumir valores pré-determinados?Não seria hora d repensar nossos valores???Como assimilar tantas informações juntas q se contradizem e desvirtuam sentimentos???Bom, reconheço e agradeço o empenho dos jovens do letramento; Pretendo usar algumas destas máquinas; Usar o sistema e não deixar q ele me use!Devemos prover-nos d inteligência própria, nos humanizar e não o contrário.


terça-feira, 13 de outubro de 2009

Feira de Agricultura do Rio de Janeiro

Fomos convidados, eu Beth e meu coordenador Clarismundo, para írmos ao Rio de Janeiro para mostrar o que é o grupo de economia solidária Suricato. Uma associação com quatro núcleos: costura, marcenaria, mosaico e cozinha. Nos receberam muito bem, tanto pelo presidente do Incra e sua esposa, como as colaboradoras, Elisabete e Denise, que nos deram o maior apoio, nos propocionando uma grande satisfação e alegria de sermos apresentados à Feira de Agricultura Familiar. Um sucesso!

Agricultura Familiar

Foi uma experiência muito gratificante participar da Quinta feira nacional de agricultura Familiar no estado do Rio de Janeiro. Eram 480 expositores, estima a presença de 100 mil pessoas. O evento foi realizado na Marina da Gloria, um local a beira mar, o espaço da Feira era de 25mil metros. Todos os estados brasileiros levaram o que de melhor produzem em suas regiões; Ex: comidas,vinhos, cachaça,biscoitos, cerâmicas,vestuário,ETC. O INCRA organizador do evento,foi um anfitrião nota 10. O presidente do INCRA tirou foto com os Representantes da Suricato Clarismundo e Sra. Elizabeth. O objetivo da Participação da SURICATO- Associação de trabalho e produção solidária é Divulgação dos produtos mostrando que os portadores de Transtorno Mental são capazes de, unidos, fazer trabalhos Maravilhos. Onde está o desenvolvimento é preciso juntarmos força.